O TI é composto por 30 exercícios com 6 opções de resposta cada, dentre as quais o sujeito deve escolher apenas uma. É um teste não verbal, uma vez que os exercícios são compostos por figuras geométricas e abstratas. A correção é realizada por meio de um crivo e o resultado equivale ao total de questões respondidas corretamente. No Manual de Instruções são apresentados estudos tanto pela Teoria Clássica dos Testes quanto pela Teoria de Resposta ao Item. As normas são apresentadas por escolaridade e faixa etária. Contém a fundamentação teórica na qual o teste está embasado, as instruções de aplicação, correção e interpretação, além dos estudos psicométricos (análise de itens, validade, precisão e normatização).
O Teste de Inteligência (TI) avalia o fator G ou Inteligência Geral proposto por Spearman, por meio do preenchimento de espaços em branco que devem ser completados pela análise de relações e matrizes.
Público alvo:
Este instrumento é destinado a pessoas com nível de escolaridade entre ensino fundamental incompleto e pós-graduação. As pessoas que participaram dos estudos psicométricos e normativos buscavam a avaliação psicológica para a obtenção da Carteira Nacional de Habilitação. Desse modo, as normas e o teste estão adequados para pessoas desse grupo.
Aplicação: Individual ou coletiva
Contém:
01 Manual de Instruções
01 Caderno de Exercícios
01 Bloco de Aplicação (25 folhas)
25 Correções informatizadas
01 Crivo de Correção
Idade 18 a 67 anos
Tempo de Aplicação 20 minutos
Restrito à Psicólogos Sim