Resiliência pode ser definida como a capacidade dos seres humanos de superar as adversidades da vida e, além disso, saírem fortalecidos após uma situação-problema.
OBJETIVO:
Esta escala objetiva identificar, dentre as características que favorecem uma conduta resiliente, quais delas uma pessoa tem mais ou menos desenvolvidas e verificar os atributos pessoais da resiliência que favorecem uma conduta resiliente diante das adversidades.
Público alvo: Adultos com idade igual ou acima de 18 anos e com escolaridade a partir do Ensino Fundamental (cursando).
Aplicação: Individual ou coletiva.
A escala é autoadministrável (o próprio avaliando a responde), sendo necessária apenas a utilização de uma caneta ou lápis para preenchimento. O examinando responde cada uma das questões, registrando suas respostas no próprio Livro de Aplicação.
Áreas de Aplicação: Psicologia Clínica, da Saúde, Escolar, Psicopedagogia, Gestão de Pessoas e Pesquisas do Comportamento Humano em Geral.
Correção: A correção é realizada de acordo com as respostas dadas para cada uma das subescalas e registrada no Livro de Avaliação.
A correção também está disponível por meio da Plataforma Online da Vetor Editora, acessível através da aquisição do Livro de Aplicação.
Contém:
01 Manual de Instruções
25 Livros de Exercício
01 Livro de Avaliação (25 folhas)
Autoras:
Tábata Cardoso
Possui graduação em Psicologia (2007) e especialização em Psicopedagogia (2009) pelo Centro Universitário de Santo André; curso de extensão em Psicometria (2008) pela Universidade Federal do Amazonas; mestrado em Psicologia da Saúde (2013) – Área de concentração: Processos Psicossociais – pela Universidade Metodista de São Paulo. Atualmente é pesquisadora na área de Psicologia na Vetor Editora Psico-Pedagógica. Tem experiência em construção e validação de testes e escalas para avaliação do comportamento e das habilidades humanas. Autora da Escala dos Pilares da Resiliência (EPR) publicada pela Vetor Editora.
Maria do Carmo Fernandes Martins
Graduada em Psicologia pela Universidade de São Paulo, Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília. Atualmente é Professora Titular e Pesquisadora da Universidade Metodista de São Paulo onde atua no Programa de Mestrado em Psicologia da Saúde. Foi professora na Universidade Federal de Uberlândia, tendo se aposentado como Professora-Associada. É orientadora de Mestrado desde 2003; atua na área de Comportamento Organizacional, Psicologia Organizacional e do Trabalho, Medidas em Psicologia e Psicologia da Saúde, focando seus estudos em construção e validação de instrumentos de medida em psicologia, clima organizacional, satisfação no trabalho, poder organizacional, conflitos intragrupais, bases de poder, autoeficácia e resiliência no contexto de trabalho. Foi Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Organizacional e do Trabalho (SBPOT) no período 2007-2010. É editora da revista Mudanças – Psicologia da Saúde desde 2009 e parecerista de periódicos nacionais, autora de artigos e capítulos de livros na área.
Idade
A partir dos 18 anos
Restrito à Psicólogos
Não
Newsletter
Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!