whatsapp button
Redes Sociais: Fale Conosco
Buscar produtos

WMT-2 – TESTE DE MATRIZES DE VIENA


Preço: R$ 385,00

O Teste de Matrizes de Viena, é originalmente conhe­cido como Wiener Matrizen Test (WMT; Formann & Piswanger), sendo concebido em 1979.  O WMT-2 é especialmente adequado para se ter uma impressão do nível de desempenho intelectual geral do indivíduo, pois não contém itens com elevado grau de dificuldade.

O teste é voltado para a triagem não verbal da aptidão intelectual, pois a resolução de suas tarefas não exige habilidades de natureza verbal do sujeito, sendo assim, o benefício do WMT-2 é a possibilidade de medir a inteligência por tarefas livres de influências culturais, resultando numa medida de QI em um tempo bastante reduzido quando comparado aos testes de in­teligência multidimensionais.

Com relação à base teórica e ao conteúdo, o WMT é fortemente influenciado pelo modelo de inteligência proposto por Raven e seu “Teste das Matrizes Progressivas”. De acordo com esse modelo, a capacidade de resolver problemas abstratos e perceber logicamente padrões geométricos é um aspecto do comportamento inteligente, essas capacidades são boas preditoras da inteligência em geral.

Dados Psicométricos: As propriedades psicométricas da versão brasileira do WMT foram analisadas através do modelo psicométrico clássico (incluindo medidas de fidedignidade, validade de construto e critério) e da análise de itens de acordo com a Teoria de Resposta ao Item.

Dados Normativos: Participaram do estudo 1812 adolescentes e adultos: Belo Horizonte/MG (n=856, 47,2%), Lavras/MG (n=492, 27,2%), Porto Alegre/RS (n=22, 1,2%), São Paulo/SP (n=68, 3,8%), Salvador/BA (n = 117, 6,5%), Goiânia/GO (n = 58, 3,2%), Buritis/RO (n = 121, 6,7%), Brasília (n = 51, 2,8%) e Rio de Janeiro (n = 27, 1,5%).

Síntese das Normas de Interpretação:  As normas de interpretação dos resultados foram obtidas através da transformação da habilidade (teta ou escore z) calculada pela TRI e transformada em escores padronizados. Os escores estão apresentados para conversão nas escalas de QI de desvio, estaninos, escore T e percentis.

Contém:

01 Manual de Instruções
02 Cadernos de aplicação (reutilizáveis)
01 Bloco de Aplicação (25 folhas)

Aplicação: Individual ou coletiva.

A avaliação em lápis e papel é feita manualmente e o tempo aproximado é de 30 minutos. É utilizado o caderno de aplicação, que contém na primeira página uma questão que serve de exemplo, e as questões propriamente ditas estão nas páginas seguintes. As respostas são assinaladas na folha de respostas.

Na aplicação informatizada todo o processo é controlado pelo computador, através da plataforma HTS 5, a qual possui as possibilidades de teste local e avaliação on-line remota. Foram garantidas evidências de equivalência entre as versões originais e informatizadas, bem como confidencialidade e segurança dos dados gerados.

O sistema oferece:

Em ambas as versões, o teste pode ser aplicado individualmente e coletivamente.

Contexto recomendado: Clínico, Organizacional e Trânsito.

 

Padronizadores:

Leandro Malloy-Diniz

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da FAFICH-UFMG. Doutor em Farmacologia Bioquímica e Molecular pelo Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. Atualmente é Professor Adjunto (40 horas sem dedicação exclusiva) do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Medicina (FM) da UFMG. Pertence ao quadro de orientadores permanentes dos Programas de Pós-Graduação em Saúde da Criança e de Medicina Molecular na FM-UFMG. Foi presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia nos biênios 2012-2013 e 2013-2015. É membro fundador e atual presidente da Associação Brasileira de Impulsividade e Patologia Dual. É membro da International Neuropsychological Society na qual integra o Consulting Board of Editors do Journal of the International Neuropsychological Society. É Editor Associado das revistas Frontiers in Psychopatology e Revista Brasileira de Psiquiatria. É Editor de Área da Revista Clinical Neuropsychiatry.

Carlos Guilherme M. F. Schlottfeldt

Psicólogo formado pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (FAFICH) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), mestre em Neurociências pelo Programa de Pós-Graduação em Neurociências da UFMG. Atualmente é professor e coordenador do curso de Graduação em Psicologia da Faculdade do Futuro e, também, professor de graduação em psicologia da Faculdade Pitágoras. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicometria, Diferenças Individuais e Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: memória operacional, inteligência e processos cognitivos básicos.

Idade 14 a 69 anos

Tempo de Aplicação Há dois formatos de aplicação. Um com o limite de tempo de 30 minutos e outro com tempo livre (cujo tempo médio varia de 30 a 35 minutos).

Restrito à Psicólogos Sim

Material/itens do kit 01 Manual, 02 Cadernos de aplicação (reutilizáveis), e 25 Folhas de respostas.

Autor Principal ANTON FORMANN, KARIN WALDHERR, KRL PISWANGER

Newsletter

Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!

Buscar os produtos no site