O SON-R 21/2-7 [a] é um instrumento não verbal para avaliação da inteligência geral. Atende tanto a crianças típicas, como crianças com diversos tipos de deficiência. Por não depender de habilidades linguísticas, ele se torna adequado à crianças com necessidades especiais de linguagem, fala ou comunicação, como surdez, autismo e transtornos de desenvolvimento. Além disso, o teste também é adequado para imigrantes, cuja a primeira língua é diferente da falada no lugar de moradia. Seu objetivo é a avaliação geral do desenvolvimento e das habilidades cognitivas, através de quatro subtestes, que avaliam habilidades espaciais e viso-motoras e raciocínio abstrato e concreto.
Difere de outros testes não-verbais para crianças, na sua combinação de:
Abordagem amigável – no estilo de administração e na atratividade dos materiais;
Pessoal – aplicado de acordo com a particularidade de cada criança;
Variedade das habilidades medidas e na possibilidade de testar a inteligência independentemente do nível de habilidade verbal.
Os subtestes podem ser agrupados em dois tipos: Testes de raciocínio (Categorias e Situações) e testes de execução com enfoque espacial e viso-motor (Mosaicos e Padrões). Portanto, esse teste pode servir tanto como primeira opção, quanto como um segundo teste nos casos em que decisões importantes precisam ser tomadas ou se a validade do primeiro teste for duvidosa.
Contém:
01 Maleta de madeira
01 Manual de Instruções
01 Subteste Mosaicos – Caderno de aplicação; duas molduras cinza; caixa com três compartimentos e tampas individuais
01 Subteste Categorias – conjunto de quadrados (oito vermelhos, oito amarelos e nove vermelho/amarelos)
01 Subteste Situações – Caderno de aplicação; cartolina amarela e caixa de cartões
01 Subteste Padrões – Cadernos de aplicação (10); cartolina amarela
02 Lápis
01 Borracha
01 Apontador
10 Folhas de Resposta
01 CD para correção informatizada
Correção: Manual ou informatizada através de software incluso no kit, disponível para Windows 98, Me, NT, 2000, XP, Vista, Windows 7
Aplicação: Individual
Contexto recomendado: Educacional, Clínico, Neuropsicológico e demais áreas onde o propósito é fazer uma avaliação da cognição
Padronizadores:
Jacob Laros
Doutor PhD desde 1991 em Psicologia pela University of Groningen (RuG). Realizou seu primeiro estágio pós-doutoral em 2001 também na RuG e efetuou seu segundo estágio pós-doutoral em 2009 na Universidad de Valencia (Espanha). Integra o corpo docente do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (UnB) desde 1995. É professor adjunto IV no Instituto de Psicologia da UnB e na Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) e coordenador do laboratório META (Métodos e Técnicas de Avaliação) e bolsista de produtividade em pesquisa do CNPq. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de programas educacionais e sociais, análise explloratório de dados, análise fatorial, análise de regressão multinível, modelagem por equações estruturais, análise gráfica de itens, teoria clássica de testes e teoria de resposta ao item. Publicou mais de 50 trabalhos (artigos, capítulos e livros) e formou 11 alunos de doutorado e 10 de mestrado.
Peter Tellegen
Depois de obter o título de Mestre em Psicologia pela University of Utrecht, em 1973, começou a trabalhar como professor adjunto na University of Groningen. Em 1991, o professor Tellegen obteve o título de PhD em Psicologia ao defender a sua tese sobre a normatização e validação do SON-R 5 1/2 – 17 na Holanda. Os principais enfoques do seu trabalho científico são: a construção de testes e a área de psicometria. Ele é autor dos testes não-verbais SON-R, de um teste educacional para seleção de estudantes do ensino médio e um teste computadorizado para alunos superdotados. Uma contribuição importante do professor Tellegen é o desenvolvimento de um método de normatização contínua, que foi utilizado pela primeira vez com os testes SON. Ele é editor do site www.testresearch.nl, cujo conteúdo é dedicado ao desenvolvimento de testes.
Girlene Ribeiro de Jesus
Mestre e doutora em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Atua desde 2003 na área de avaliação psicológica e educacional, avaliação institucional e avaliação de programas educacionais e sociais. Sua tese de doutorado, defendida e aprovada em 2009 no Programa de Pós-graduação em Psicologia Social, do Trabalho e das Organizações (PSTO) da UnB tratou sobre a normatização e validação do teste não-verbal de inteligência SON-R 2 1/2-7 [a] para o Brasil. Atualmente é professora adjunta da Universidade de Brasília, Faculdade de Educação.
Camila Akemi Karino
Bacharel em Psicologia (2006) e psicóloga (2007) pela Universidade de Brasília (UnB). Mestre pelo programa de pós-graduação em Psicologia Social, do Trablaho e das Organizações (PSTO) da UnB. Atualmente, é coordenadora-geral de Instrumentos e Medidas do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Atua principalmente nos seguintes temas: teoria de resposta ao item, testes de inteligência, avaliação educacional e testagem adaptativa computadorizada.
Idade
Crianças de 2 anos e meio à 7 anos e 11 meses de idade
Tempo de Aplicação
Em média 40 minutos
Restrito à Psicólogos
Sim
Material/itens do kit
01 Maleta de madeira, 01 Manual, 01 Subteste Mosaicos - Caderno de aplicação; duas molduras cinza; caixa com três compartimentos e tampas individuais, 01 Subteste Categorias - conjunto de quadrados (oito vermelhos, oito amarelos e nove vermelho/amarelos), 01 Subteste Situações - Caderno de aplicação; cartolina amarela e caixa de cartões, 01 Subteste Padrões - Cadernos de aplicação (10); cartolina amarela, 02 Lápis, 01 Borracha, 01 Apontador, 10 Folhas de Resposta, e 01 CD para correção informatizada.
Autor Principal
JACOB A. LAROS, PETER J. TELLEGEN
Newsletter
Assine nosso sistema de newsletter e receba novidades!