O Teste Palográfico é um dos mais utilizados em todo o território nacional. De fácil aplicação, tem, por outro lado, uma correção que exige atenção aos detalhes e a necessidade de integrar cada característica avaliada, de modo a extrair um resultado global e coerente. Pode ser utilizado em diversos contextos, como na avaliação clínica, para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação ou em processos seletivos, dentre outros. O módulo básico do curso se destina a profissionais que nunca tiveram contato com o teste ou aqueles que pretendem realizar uma atualização e revisão de seu conteúdo. As aulas abordam aspectos teóricos que subsidiam o teste, sua aplicação e correção. Os tópicos são apresentados de forma breve, mas ilustrativa e com o objetivo de permitir que o profissional possa utilizar e analisar o teste corretamente.
Fornecer subsídios teóricos e práticos para a correta utilização do teste palográfico, independentemente do contexto em que venha a ser utilizado, desde sua aplicação à correção e interpretação dos resultados.
Conteúdo Programático:
Aula 1
Essa aula tem o objetivo principal de expor alguns dos fundamentos teóricos que subsidiam o teste palográfico, de maneira que o aluno possa compreender pontos que servirão para a análise e interpretação posterior do teste. São abordados aspectos como adaptação, expressão e projeção, considerando estes como presentes no teste, que é classificado como um teste expressivo.
Aula 2
Neste vídeo são abordados aspectos prévios à aplicação do teste palográfico em acordo às instruções presentes em seu manual, além de uma simulação de aplicação. São abordadas questões ambientais, materiais necessários e os passos para a correta aplicação do teste.
Aula 3
Apesar da facilidade de aplicação do teste palográfico, sua correção é bastante detalhista e exige muita atenção e cuidado. Dessa forma, neste primeiro módulo referente à correção do instrumento, será abordada a forma de cálculo da produtividade, a fórmula para obtenção do NOR, a elaboração do gráfico de rendimento e a medida da distância, inclinação e tamanho dos palos.
Aula 4
Neste módulo é dada continuidade à correção quantitativa do teste palográfico, sendo apresentada a maneira de avaliar a direção e a distância das linhas, além das margens superior, direita e esquerda.
Aula 5
Este é o último módulo do curso básico e nele são abordados os aspectos referentes à interpretação dos resultados obtidos no teste. Partindo da premissa do espaço simbólico, é feita uma descrição do significado de cada uma das características avaliadas. São retomadas todas as características apresentadas nos vídeos anteriores e descrita o que cada uma delas avalia.
Carga Horária: 14 Horas*
Fábio Camilo da Silva – CRP 06/84133
Psicólogo (Universidade Guarulhos, 2006), Doutorando em Psicologia da Saúde (Universidade Metodista) e mestre em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (Universidade São Francisco, 2011). É professor de disciplinas da área de psicometria, cognição e personalidade, além de orientador de TCC em cursos de especialização em Psicologia do Trânsito e Avaliação Psicológica. Autor do Teste de Atenção Seletiva (TAS), da Escala de Avaliação do Bullying Escolar (EAB-E) e co-autor do Teste de Inteligência Verbal (TIV). Desenvolve atividades de pesquisa, adaptação, revisão técnica e criação de novos instrumentos psicológicos, além de ministrar cursos do teste Palográfico, testes de aptidões específicas e Elaboração de Laudos psicológicos pela Vetor Editora, na qual desempenha atualmente a função de Gerente de Educação.